Drone capaz de voar sozinho pode ajudar a prevenir queimadas e desmatamentos ilegais

16 de setembro de 2020
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A maior seca dos últimos 47 anos causou queimadas recordes na região do Pantanal, no Centro-Oeste do país, em julho. Foram registrados 1.684 focos de incêndio, o maior número para o mês desde o início das medições pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em 1998.

As queimadas – que se espalham em alta velocidade em razão do tempo seco e do vendo no Pantanal –acontecem em regiões de difícil acesso, o que dificulta o trabalho das equipes de combate às chamas.

Para ajudar na prevenção de incêndios, definir políticas de conservação e monitorar possíveis crimes ambientais, como queimadas e desmatamentos ilegais, é fundamental obter informações detalhadas sobre uma floresta. A missão, porém, é praticamente inviável, considerando as dificuldades de acesso a esses locais e o longo tempo necessário para conclui-la.

Como maneira de solucionar o problema, pesquisadores do campus de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, desenvolveram um drone que consegue sobrevoar sozinho áreas com alta densidade de árvores.

O equipamento possui um sensor a laser que dispara milhares de feixes de luz por segundo e, ao encontrar as árvores, consegue calcular a distância de cada tronco e galho – evitando colisões. Basta que o piloto delimite a área a ser sobrevoada. A partir daí, o drone consegue, sozinho, mapeá-la.

Testes realizados em uma floresta de pinheiros no Estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, mostraram resultados positivos.

“Além de termos a possibilidade de fazer um inventário florestal em uma área de cobertura muito maior, com a atuação do drone esse processo se torna muito mais rápido, seguro e preciso”, diz Guilherme Nardari, um dos autores do trabalho.

O equipamento pode mapear uma floresta de 400 mil metros quadrados em apenas 30 minutos. Para efeito de comparação, se o mesmo trabalho fosse realizado por uma equipe de engenheiros florestais, por exemplo, esse tempo saltaria para 12 dias e meio – isso se fosse realiado durante 24 horas por dia.

Ao ser aplicada no Brasil, a tecnologia permitiria, de acordo com os pesquisadores, prevenir a expansão de queimadas, já que os drones poderiam avistá-las em tempo real.

“Se você usar os métodos tradicionais com satélite quando se dá conta já é tarde demais e o estrago já foi feito”, afirmou Steven Chen, da Universidade da Pensilvânia, à TV Globo.

 Além disso, os mapas tridimensionais gerados pelos equipamentos ajudam a identificar áreas de risco e podem auxiliar as equipes no combate às chamas.

No caso dos desmatamentos ilegais, seria possível alertar autoridades ambientais caso alguma região apresente transformações suspeitas ao longo do tempo. “Esse tema é muito relevante, principalmente pelo atual cenário que vivemos, de total descaso com a Amazônia”, afirma Roseli Romero, professora da USP em São Carlos.

Segundo os pesquisadores, a tecnologia terá de passar por alguns ajustes antes de chegar ao Brasil – já que foi testada nos Estados Unidos. A estimativa de custo para cada drone autônomo como esse é de R$ 60 mil.

FONTE:
INCÊNDIO

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

A Cipa Fiera Milano é especializada em feiras de negócios e publicações técnicas e tem como objetivo, aproximar organizações e criar oportunidades de relacionamentos, por meio da realização de grandes feiras e publicação de revistas setorizadas na América Latina.

Receba Nossa Newsletter





Seu nome completo
Seu e-mail
 Sim, eu quero receber comunicações do Grupo Cipa Fiera Milano
 Sim, eu quero receber comunicações dos parceiros do Grupo Cipa Fiera Milano
 Sim, eu concordo com os termos de uso e com a Política de Privacidade do Grupo Cipa Fiera Milano

Fale Conosco

Avenida Angélica, 2491 - 20 andar -
Cj. 203 / 204

Telefone:
+55 11 5585.4355 / +55 11 3159-1010

E-mail: info@fieramilano.com.br

Website: www.cipafieramilano.com.br

Copyright by Fisp 2021. All Rights Reserved.