Premiação pioneira em homenagear práticas bem-sucedidas em canteiros de obras, a terceira edição do Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho apresentou, no dia 12 de novembro, os cases vencedores das empresas da construção civil do Estado de São Paulo. O evento acontece no Teatro Cetip – Complexo Ohtake Cultural, na capital paulista, às 19h30.

O Prêmio Seconci-SP promove e divulga as melhores práticas de saúde e segurança do trabalho na construção civil e valoriza os talentos e empresas que buscam a excelência nessas áreas”, afirma Sergio Porto, presidente do Seconci-SP.

Empresas da construção civil de todo o estado de São Paulo, divididas em Região Metropolitana de São Paulo e Interior/Litoral, inscreveram seus cases em três categorias: Controle de Perigos e Riscos no Canteiro, Controle da Saúde no Canteiro e Gerenciamento Ambiental do Entorno da Obra.

O Comitê Organizador concede ainda o prêmio “Personalidade do Ano”, destinado a uma pessoa com grande representatividade na área da Saúde e Segurança do Trabalho, escolhida pelo Conselho Deliberativo do Seconci-SP. Neste ano, o premiado é o engenheiro Newton Simões, presidente e fundador da Racional Engenharia.

A Comissão Julgadora do 3º Prêmio Seconci-SP é composta por especialistas da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Escola Politécnica da USP, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Senai-SP e Sesi-SP.

A seguir, as obras premiadas:

Categoria: Controle de Perigos e Riscos no Canteiro

Região Metropolitana de São Paulo

  • OURO

MPD Engenharia Ltda | Obra: Sky Mall & Office

A empresa instalou proteções rígidas contra queda de trabalhadores e materiais ao redor da obra, utilizando telas, guarda-corpos, proteção nas entradas de poços, elevadores, sacadas e janelas. A companhia oferece equipamentos como serra circular com mesa deslizante, lixadeira com aspirador de pó, proteção de ponteiro, aquecedor elétrico de tubo, áreas de circulação sinalizadas, além de uma premiação mensal de segurança. O canteiro conta com campo próprio de treinamento para atendimento à Norma Regulamentadora 35, que versa sobre trabalho em altura.

  • PRATA

WTorre Engenharia | Obra: WTorre Plaza Bloco B

A obra dispõe de planilha para identificação e avaliação de controle de perigos e riscos. As atualizações são realizadas mensalmente e registradas no “Resumo Geral 2”, onde são anotadas informações referentes a eventuais alterações de risco, permitindo uma nova avaliação e medidas pertinentes. Possui um sistema de controle de andaimes e ferramentas de trabalho liberados após um check-list e identificados com etiqueta da cor do mês.

  • BRONZE

Tecnisa S.A. | Obra: Fábio Esquível – Atacadão Diadema

A obra venceu com a campanha corporativa “Gol de Segurança”. Trata-se de uma ação educacional de prevenção dividida em duas etapas de pontuação: “Jogo em Campo”, com a disputa de partidas de futebol, e “Jogo em Obra”, no qual um “Capitão de Segurança” apitava identificando infração às regras de segurança e acionando a equipe de Segurança do Trabalho. A campanha tinha como objetivo promover a conscientização de segurança nas obras, a prevenção de acidentes e a formação de ”Multiplicadores da Segurança”.

Interior e Litoral de São Paulo

  • OURO

Contrutora Ferreira Guedes S.A. | Obra: DER Amparo

A obra se destaca pela sinalização e comunicação visual para trabalhos em espaços confinados, em altura, sobrepostos e com eletricidade, entre outros. O canteiro dispõe de armazenamento adequado de produtos inflamáveis e controle de fluxo do tráfego, com a colocação de placas limitadoras de velocidade e cones de sinalização. Essas ações são realizadas em veículo equipado com plataforma dotada de guarda-corpo.

  • PRATA

Construtora Adolpho Lindenberg | Obra: Lindenberg Timboril

A empresa realizou uma pesquisa de mercado para implantar um Sistema Limitador de Queda em Altura e instalação de proteção de periferia, visando garantir a segurança dos colaboradores. Dadas às condições climáticas da região, a companhia optou pela colocação de rede de proteção coletiva na escola vizinha ao empreendimento e uma galeria de pedestres para a segurança dos transeuntes. O canteiro possui sinalização e comunicação visual adequadas.

  • BRONZE

Patrimar Engenharia | Obra: Acqua Galleria

O canteiro possui Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil com controle de transporte, licença de operação e Termo de Doação de Resíduos. Foram instaladas baias padronizadas e devidamente identificadas para coleta seletiva de resíduos. A obra dispõe de equipamento para moagem dos blocos e consequente reaproveitamento. Conta com informação visual e palestras sobre o sistema de reciclagem.

Categoria: Controle de Saúde no Canteiro de Obra

Região Metropolitana de São Paulo

  • OURO

Racional Engenharia | Obra: Edifício Comercial B32

A obra conta com ambulatório para atendimento médico, controle diário de pressão arterial para atividades críticas e controle da documentação de terceiros. Realiza o Diálogo Semanal de Saúde e, anualmente, a Semana de Saúde, com campanhas e palestras sobre a Saúde do Homem e avaliação do perfil epidemiológico dos trabalhadores do canteiro. As avaliações são registradas em carteira individual do trabalhador. É feita também auditoria de saúde ocupacional, inclusive de terceiros. A equipe de saúde dispõe de educação continuada em Primeiros Socorros e Atendimento Pré-Hospitalar.

  • PRATA

Odebrecht Realizações | Biografia Vila Mariana

Com o objetivo de promover a saúde dos colaboradores, a empresa promove o Programa de Promoção de Saúde Individual e Coletiva, implantando ações de controle e prevenção de doenças, tais como: saúde bucal, ginástica laboral, massagens, monitorização de pressão arterial e diabetes. Além de campanhas de vacinação, controle e prevenção de doenças de transmissão vetorial, campanhas especiais e veiculação de informações sobre saúde no circuito interno de TV. O canteiro conta com equipe multiprofissional de saúde.

  • BRONZE

WTorre Engenharia | Obra: WTorre Morumbi

A empresa conta com ambulatório no canteiro de obras para atendimentos assistenciais, ocupacionais, emergenciais, acidentes de trabalho, controle diário de pressão arterial para atividades críticas e controle da documentação de terceiros. A equipe de saúde realiza o controle do absenteísmo e desenvolve o Programa de Atividade Compatível Pós-Acidente de Trabalho. Há programas específicos para acompanhamento de pessoas com deficiência e de trabalhadores com retorno do INSS.

Interior e Litoral de São Paulo

  • OURO

Construtora Alavanca | Obra: Condomínio Paris

A empresa promoveu para os trabalhadores da obra ações de saúde como: prevenção do diabetes, palestras educativas sobre obesidade e reeducação alimentar, e avaliação odontológica. Os trabalhadores que apresentaram alteração nos resultados dos exames ou nas avaliações realizadas foram encaminhados para atendimento. O controle e o acompanhamento posterior dessas ações são feitos pela equipe de saúde. Foi possível identificar a satisfação dos colaboradores sobre o investimento da empresa nas práticas relacionadas à saúde.

  • Não houve premiação nas classificações Prata e Bronze.

Categoria: Gerenciamento Ambiental do Entorno da Obra

Região Metropolitana de São Paulo

  • OURO

WTorre Engenharia | Obra: Allianz Parque

Cerca de 90% de todos os resíduos gerados foram reutilizados ou reciclados, sendo 16 mil metros cúbicos usados na própria obra. O antigo gramado do estádio foi doado para a Prefeitura de São Paulo e reutilizado em uma praça pública. Entre os controles adotados, destacam-se as cercas filtrantes no sistema de drenagem, aspersão continua de água para redução da poeira, prevenção de erosão, contaminação de solo e água, sistemas de lava-rodas com água de reuso, nível de ruído e Plano de Gestão de Resíduos. O canteiro dispõe de equipe de meio ambiente.

  • PRATA

Even Construtora e Incorporadora | Club Park Remédios

Antes do início do empreendimento, foram realizados estudos de viabilidade técnica e econômica, bem como ações de sustentabilidade e de aderência ao selo AQUA, com respaldo do órgão certificador, em que foram verificados possíveis impactos ambientais na vizinhança e consequente proposta de ações mitigadoras. Máquinas e equipamentos foram estrategicamente alocados visando reduzir incômodos sonoros durante a utilização. O canteiro participa do programa corporativo denominado “Ação Vizinho”, implantando baias para coleta seletiva de resíduos, disponibilizadas para a comunidade.

  • BRONZE

TIISA | Obra: Metrô | Monotrilho/Estações – Linha 15/Prata – Lote 2

A obra monitora ruído e vibração do entorno, e gerencia os transtornos causados pela sua execução. Disponibiliza para a população vizinha um canal direto de comunicação para rápido atendimento às reclamações. O canteiro conta com equipe especializada em meio ambiente, responsável pela aplicação de ações como sinalização de advertência, minimização de interferência no trânsito, gestão de resíduos, lava-rodas e lavagem de vias públicas com água de reuso.

Interior e Litoral de São Paulo

  • OURO

Racional Engenharia | Obra: Data Center Interior de São Paulo

As ações na obra seguem o Programa de Gestão Ambiental Corporativo, que envolve planos de controle de erosão, sedimentação, contaminação do solo e do ar externo, além de gerenciamento de resíduos e qualidade do ar interno. Das estratégias adotadas, destacam-se as calhas drenantes, bacias de sedimentação, proteção de bocas de lobo, varrição periódica das ruas com aspersão de água quando necessário, plantio de grama em taludes, lava-rodas e lava-bicas, com sistema fechado com separação de água e óleo. Realiza anualmente a Semana de Meio Ambiente e mantém, na obra, um técnico em Meio Ambiente.

  • PRATA

MRV Engenharia | Obra: Parque Paradiso

O canteiro possui Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil com controle de transporte, licença de operação e Termo de Doação de Resíduos. A obra possui ainda sinalização visual padronizada, baias para a coleta seletiva de lixo e resíduos, além de um equipamento para moagem dos blocos para reaproveitamento do material. São oferecidas palestras sobre o sistema de recilagem, voltadas a todos os colaboradores.

  • Não houve premiação na classificação Bronze.

Prêmios Especiais

Trabalhador ou Trabalhadora Modelo

Região Metropolitana de São Paulo

  • Braz Everaldo de Oliveira, Mestre de Obras

Construtora Adolpho Lindenberg

O mestre de obras Braz Everaldo de Oliveira, 54 anos, foi premiado por sempre estar envolvido com questões de Segurança e Saúde do Trabalho, sendo reconhecido por todos os colegas. Regularmente, alerta sua equipe sobre segurança, uso dos equipamentos de proteção individual, instalação das proteções coletivas, sinalização, limpeza e organização. Bráz participa também ativamente das campanhas de saúde e segurança, diálogos diários de segurança, treinamentos e interage para que tudo aconteça da melhor forma possível, evitando possíveis ocorrências de acidentes.

  • Joilson Pereira de Farias, Servente de Obra

Tecnisa S.A.

O servente de obra Joílson Pereira de Farias, 29 anos, auxilia diretamente os encarregados e mestres de obras realizando limpeza no canteiro. Trabalha em prol da segurança, sendo incansável em fiscalizar qualquer setor ou atividade que coloque algum companheiro em risco. Joílson faz suas tarefas com atenção, uso correto dos equipamentos de proteção individual e uniforme. Além disso, é atencioso com os demais colaboradores auxiliando a segurança do trabalho, identificando e comunicando os perigos na obra.

Interior e Litoral de São Paulo

  • Ana Cláudia Vieira de Souza, Operadora de Grua

Construtora Alavanca

A operadora de grua Ana Cláudia Vieira de Souza, 27 anos, iniciou sua carreira na Construtora Alavanca exercendo a função de ajudante de limpeza, porém em pouco tempo queria novos desafios e aprendeu a função de operadora de cremalheira. Disciplinada e atenta às normas de segurança e à manutenção do equipamento, logo se tornou a primeira operadora de grua de Sorocaba (SP). Consciente de que sua atividade precisa de muita atenção e cuidado, desde o acesso à cabine até o manuseio do equipamento, Ana Cláudia segue todos os procedimentos de segurança.

O Prêmio Seconci-SP – 3ª edição é idealizado e promovido pelo Seconci-SP.

Parceria: SindusCon-SP, Sintracon-SP, Sindinstalação e Sinicesp. Patrocínio: Biotec, Caixa Econômica Federal, Salux e Santander. Apoio institucional: Acigabc, Aconvap, ApeMec, Apeop, CBIC, Feticom-SP, Secovi-SP, Sintesp, Sinticompi e Sintricon. Apoio de mídia: Revista Construção Mercado, Pini Editora, Revista Notícias da Construção e Revista Cipa.

Categories: Uncategorized